SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA MENINGITE EM MUNICÍPIO DA REGIÃO SUL DO BRASIL COM FOCO NA ETIOLOGIA MAIS COMUM
Resumo
Introdução: a meningite consiste em uma doença endêmica no Brasil que apresenta surtos e epidemias ocasionais. Objetivo: avaliar o perfil epidemiológico da meningite em um município da Região Sul do Brasil. Métodos: estudo descritivo que analisou a situação epidemiológica da meningite em um município da Região Sul do Brasil com foco na etiologia mais comum. O estudo utilizou dados secundários obtidos a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do município de Cascavel-PR no período de 2008 a 2018. Resultados: os casos de meningite acometeram, em sua maioria, a raça branca e o sexo masculino. Houve maior frequência de etiologia asséptica e presença de quadro clínico com cefaleia, febre e vômitos. A complementação diagnóstica foi realizada por meio de exame quimiocitológico de líquor. A maioria dos pacientes evoluíram para alta hospitalar. Conclusão: apesar da escassez de estudos sobre a temática para a construção de um comparativo, os resultados em relação aos aspectos epidemiológicos foram consistentes com a literatura. A meningite acomete, de maneira geral, pessoas do sexo masculino e apresenta etiologia asséptica majoritariamente. É necessário, portanto, o enfoque aos grupos populacionais mais comumente acometidos pela meningite.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Sistema de Informação de Agravos de Notificação, Sinan Net. Disponível em:
CREPALDI, P. I. S.; DIAS, C. A. R.; LARIUCCI, R.; SILVA, R. M. V.; GIANELLA, J. C. B.; SANVITO, W. L. et al. Estudo epidemiológico e clínico sobre meningite em adultos no setor de emergência em São Paulo. Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, v. 59, n. 1, p. 1-6, 2014.
DA SILVA GOMES, L.; DA SILVA PASSOS, B. V.; DA SILVA AZEVEDO, P. S.; JÚNIOR, F. T. D. S. S.; SAMPAIO, L. S.; MATOS, L. F. L et al. Aspectos epidemiológicos das meningites virais no estado do Piauí no período de 2007 a 2017. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 11, n. 10, p. e433-e433, 2019. https://doi.org/10.25248/reas.e433.2019
DAZZI, M. C.; ZATTI, C. A.; BALDISSERA, R. Perfil dos Casos de Meningites Ocorridas no Brasil de 2009 a 2012. Revista UNINGÁ Review, v. 19, n. 3, p. 33-36, 2014.
DE LIMA FONTES, F. L. Aspectos epidemiológicos da meningite no estado do Piauí: 2007 a 2017. Revista Ciência & Saberes – FACEMA, v. 4. n. 4, 2019.
GONÇALVES E SILVA, H. C.; MEZAROBBA, N. Meningite no Brasil em 2015: O panorama da atualidade. Arquivos Catarinenses de Medicina, v. 47, n. 1, p. 34-46, 2018.
MONTEIRO, L. F.; FRASSON, M. Z.; TREVISOL, D. J.; SCHUELTER-TREVISOL, F. Vigilância clínico-epidemiológica das meningites em um hospital do sul de Santa Catarina, no período entre 2007 a 2013. Arquivos Catarinenses de Medicina, v. 4, n. 43, p. 24-29, 2014.
MORAIS, J. M. R.; DA ROCHA, L. D. H.; COSTA, T. P.; DE SOUSA, M. N. A. Retrato da meningite em Salvador-BA: análise do período entre 2011-2015. Ciência & Desenvolvimento - Revista Eletrônica da FAINOR, v. 10, n. 1, 2017.
PARANÁ (Estado). Secretaria de Estado da Saúde. Centro de Epidemiologia. Guia Rápido de Manejo Epidemiológico das Doenças Imunopreveníveis. 2015.
R Core Team. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria, 2018. Disponível em:
RODRIGUES, E. M. B. Meningite: perfil epidemiológico da doença no Brasil nos anos de 2007 a 2013. Brasília, 2015, 16p. Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília.
World Health Organization, 2019. Disponível em:
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista FAG Journal of Health uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à FAG Journal of Health todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.