MELANOMA HEREDITÁRIO: RELATO DE CASO
Resumo
Introdução: o melanoma é o câncer de pele com maior potencial de morbimortalidade; por isso, os cânceres de pele são divididos em melanoma e não-melanoma. Acredita-se que 10% dos casos de melanoma seja hereditário e a identificação desses pacientes permite o diagnóstico precoce e, assim, melhora seu prognóstico. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo relatar um caso de paciente com Melanoma Hereditário. Metodologia: Este estudo de caso utilizou de metodologia qualitativa, descritiva e longitudinal. Resultados: apresentamos o caso de uma paciente feminina que desde os 29 anos faz acompanhamento por melanoma, já apresentou 3 lesões com esse diagnósticos histológico e apresenta história familiar de melanoma e câncer de pâncreas, fechando os critérios diagnósticos para esta síndrome. Conclusão/Considerações finais: o melanoma hereditário aumenta o risco de desenvolver múltiplos melanomas e em idades mais precoces num mesmo paciente. Logo, famílias com esta síndrome devem ser acompanhadas desde idade precoce por Dermatologista ou Cirurgião Oncológico a fim de diagnosticar lesões suspeitas precocemente, para possibilitar uma maior sobrevida com menor morbidade
Referências
CARVALHO, C. A. et al. Melanoma hereditário: prevalência de fatores de risco em um grupo de pacientes no Sul do Brasil. Anais Brasileiro de Dermatologia , Rio de Janeiro , v. 79, n. 1, p. 53-60, Jan/Fev 2004.
DEVITA, V. T.; LAWRENCE, T. S.; ROSENBERG, S. A. Cancer of the Skin. 10. ed. [S.l.]: [s.n.], 2016.
FERNANDES, N. C. et al. Melanoma cutâneo: estudo prospectivo de 65 casos. Anais Brasileiro de Dermatologia, Rio de Janeiro, v. 80, n. 1, p. 25-34, 2005.
MÂNICA, A.; LANG, M. T. G. Relação entre o desenvolvimento do melanoma cutâneo e o estresse oxidativo. Revista Brasileira de Análises Clínicas, Chapecó, 2016.
WAINSTEIN, A. J. A.; BELFORT, F. A. CONDUTA PARA O MELANOMA CUTÂNEO. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 31, n. 3, p. 204-214, Mai/Jun 2004.
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista FAG Journal of Health uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à FAG Journal of Health todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.