ANALISE E ADEQUAÇÃO DE CARDÁPIO DE UM HOSPITAL DE CASCAVEL-PR
Resumo
As Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) atuam na área da alimentação coletiva, um nicho que vem crescendo cada vez mais, pensando na realidade da sociedade em que estamos inseridos. As UANs devem assegurar aos seus comensais, um produto final nutricionalmente adequado e que esteja livre de contaminação, para isso devem seguir as regulamentações vigentes. A analise e adequação de cardápios se fazem necessária pensando na aceitabilidade das preparações por parte dos comensais. O presente estudo foi realizado em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar, localizada na cidade de Cascavel, no estado do Paraná, a analise e adequação refere-se as dietas livres servidas no período do almoço para pacientes e funcionários do hospital. Com base em resultados obtidos, a partir da opinião dos comensais, novas propostas de cardápios foram implementadas, ambas consideraram o comportamento alimentar e capacidade de produção da unidade. As adequações apresentaram efeitos positivos, mostrando que o planejamento de cardápios deve considerar os comportamentos alimentares do publico alvo, indo de encontro com o que a literatura nos mostra.
Referências
ABREU, Edeli Simioni de; SPINELLI, Mônica Glória Neumann. Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição: Um Modo De Fazer. São Paulo: E.d Metha LTDA. v.4, p.35-42, 2011.
ALVES, Valdirene F. Neves dos Santos; Maria Alice de Andrade. Unidades de alimentação e nutrição no Brasil: Conhecendo o perfil de seus pesquisadores. Linkania, v. 1, p. 84–99, 2014.
CAMARGO, N., BERNARDI, D., LORDANI, C. (2020). TCF7L2, fator genético de risco para diabetes melittus tipo 2 e indicação dietoterápica. Fag Journal Of Health, v.2, n.4, p. 470-473, 2020. https://doi.org/10.35984/fjh.v2i4.262
CFN. Dispõe Sobre A Definição Das Áreas De Do Suas Numéricos De Referência , Por Área De. n. 61, p. 1–45, 2005.
DALPIZOL, B., LEHR, E., ALVES, G., RODRIGUES, F., BERNARDI, D. (2020). Propriedades funcionais da soja. Fag Journal Of Health, 2(3), 394-401. https://doi.org/10.35984/fjh.v2i3.230
GARCIA, Rosa Wanda Diez. Hospital diet from the perspective of those involved in its production and planning. Nutrition, v. 19, n. 2, p. 129–144, 2006.
PROENÇA R. P. C. Inovações tecnológicas na produção de refeições: conceitos e aplicações básicas. p. 13, 1999.
SALLES, Raquel Kuerten De e colab. Alimentação hospitalar : elementos para a construção de iniciativas humanizadoras Hospital food : elements to build humanizing initiatives. Nutrition, v. 8, n. 2, p. 149–162, 2013.
TEICHMANN, I.T.M. Cardápios: técnicas e criatividade. Caxias do Sul, Ed. Universidade de Caxias do Sul,7ª ed., 152p, 2009.
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista FAG Journal of Health uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à FAG Journal of Health todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.