AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL DO OESTE DO PARANÁ
Resumo
A desnutrição é algo comum em pacientes em estado crítico, tais como os internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Essa condição deve ser tratada rapidamente para que não ocorra um agravamento do estado clínico do paciente. Entretanto, a identificação de uma possível desnutrição em pacientes hospitalizados é, por vezes, imprecisa, dada a condição dos mesmos. Diversas ferramentas e sistemas já foram propostos na literatura para a triagem de pacientes, dentre eles destacam-se a Avaliação Nutricional Subjetiva Global (ANSG), a Mini Nutritional Assessment (MNA) e a Nutritional Risk Screening 2002 (NRS 2002). O objetivo deste trabalho é aplicar essas triagens em pacientes internados na UTI de um hospital do Oeste do Paraná e analisar os resultados para uma comparação entre as diferentes ferramentas e os grupos de pacientes (idosos e adultos). Os resultados da pesquisa mostram que pacientes idosos e adultos não apresentam uma diferença estatística no nível de desnutrição. Além disso, os resultados das três triagens foram em sua maior parte diferentes, não havendo diferença estatística apenas entre o ANSG e o NRS 2002 quando considerados todos os pacientes.
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista FAG Journal of Health uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à FAG Journal of Health todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.