EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE ALIADA AO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19 EM CASCAVEL/PR

  • Gilson Fernandes da Silva Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel/PR https://orcid.org/0000-0001-9107-2656
  • Clarice Aparecida Figurski Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel/PR
  • Jocemara Salete Bertochi Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel/PR
  • Maria Cecília Ribeiro Bruning Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel/PR
Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde, Tecnologias em Saúde, COVID-19

Resumo

As ações de Educação Permanente em Saúde (EPS), em tempos de COVID-19, buscam articular a integração entre ensino, serviço e comunidade, ou seja, devem envolver os profissionais de saúde e a comunidade em seus direcionamentos. Diante disso, os recursos tecnológicos figuram-se como protagonistas aliados da Saúde nas ações de enfrentamento ao Coronavírus. A utilização de recursos tecnológicos, tais como o uso de aplicativos móveis e plataformas, tem permitido oferecer um processo de formação mais ágil e de qualidade à profissionais de saúde e à população. O objetivo deste estudo é relatar a experiência da Escola de Saúde Pública Municipal (ESPM) de Cascavel/Paraná na execução das atividades de EPS, durante o enfrentamento à COVID-19, aliadas ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Dentre as estratégias adotadas pela ESPM, para a continuidade dos processos de formação dos servidores, nesse período de pandemia, destaca-se a oferta de cursos na modalidade Educação a Distância (Ead), por meio de ferramentas tecnológicas institucionalizadas. Assim, o uso das tecnologias digitais, adaptando-se às necessidades em saúde de cada território, proporciona soluções inovadoras à prestação de serviços de saúde e propicia grandes oportunidades para o seu uso, no caso das epidemias, como a da COVID-19.

Referências

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Publicado
2020-12-20
Como Citar
da Silva, G., Figurski, C., Bertochi, J., & Bruning, M. (2020). EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE ALIADA AO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19 EM CASCAVEL/PR. FAG JOURNAL OF HEALTH (FJH), 2(4), 483-485. https://doi.org/10.35984/fjh.v2i4.281
Seção
Relatos de Experiência