CARACTERIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DO SERVIÇO DE PROTESE E ORTESE EM CENTRO DE REFERÊNCIA EM REABILITAÇÃO FÍSICA
Resumo
Introdução: O processo de reabilitação de pacientes amputados torna-se fundamental para melhorar a qualidade de vida e restaurar as atividades de vida diária, contudo, para auxiliar nesse processo é fundamental identificar o perfil dos pacientes atendido nas clinicas de reabilitação. Objetivos: Verificar a caracterização dos usuários do serviço de prótese e órtese pertencentes a um centro de reabilitação. Métodos: Estudo transversal, de caráter epidemiológico realizado no Centro de Reabilitação FAG entre o período de fevereiro a maio de 2018 com 34 indivíduos de ambos os sexos. Resultados: Na característica da amostra,21 (61,8%) do gênero masculino, com média de idade de 58,3±14,3 anos, 13 (38,2%) não completaram o ensino fundamental e 33 (97,1%) apresentavam renda salarial de até três salários mínimos. Entre as causas de amputação a principal causa foi de origem vascular. E com relação a utilização da próteses, (53,8%) apresentaram amputação transfemoral e 6 (46,2%) transtibial e todos faziam uso do equipamento do tipo endoesquelético. Conclusão: As amputações ocorrem principalmente em homens com baixa renda salarial e principal causa de amputação foi de origem vascular.
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista FAG Journal of Health uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à FAG Journal of Health todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.