PONTECIALIDADES DO ENSINO EM SERVIÇO: PERCPEÇÃO DA PRECEPTORIA DE ENFERMAGEM

  • Terezinha Aparecida Campos Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - Cascavel/PR https://orcid.org/0000-0002-9180-3268
  • Gilson Fernandes da Silva Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - Cascavel/PR
Palavras-chave: Preceptoria. Enfermagem em Saúde Comunitária. Sistema Único de Saúde

Resumo

Considerando que a relação ensino-serviço se expressa na articulação entre academia e serviço de saúde, a Residência Multiprofissional em Saúde da Família é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu que visa a qualificação dos profissionais. Esse processo é guiado por estratégias pedagógicas viáveis para utilizar e fomentar cenários de aprendizagem, configurados nas Redes de Atenção à Saúde. Sendo assim, o objetivo é relatar a percepção do ser enfermeiro e preceptor de enfermagem da Residência Multiprofissional em Saúde da Família em um serviço especializado, no município de Cascavel/PR. Para isso, o relato foi direcionado por meio de estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. Durante o período em que o residente permanece no serviço, concomitante às atividades técnicas, ele é instigado a empoderar-se do conhecimento científico, a realizar pesquisas e publicação de trabalhos para colaborar com a sociedade e com o Sistema Único de Saúde. Nesta perspectiva, infere-se que, essa modalidade de qualificação profissional permite ao residente relacionar teoria à pratica e transcender a segmentação do conhecimento e do cuidado na atenção em saúde, além de contribuir para o sobrepujamento da fragmentação do cuidado e da didática tradicional do ensino superior.

Referências

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Publicado
2021-06-27
Como Citar
Campos, T., & da Silva, G. (2021). PONTECIALIDADES DO ENSINO EM SERVIÇO: PERCPEÇÃO DA PRECEPTORIA DE ENFERMAGEM. FAG JOURNAL OF HEALTH (FJH), 3(2), 212-216. https://doi.org/10.35984/fjh.v3i2.345
Seção
Relatos de Experiência