HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE FISIOTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO DE LIGAMENTOPLASTIA DE JOELHO
Resumo
Introdução: Com o objetivo de proporcionar melhores condições a um paciente internado, em meio hospitalar, exige-se que o atendimento seja humanizado. O fisioterapeuta deve se comprometer com a proteção e a promoção à saúde, mostrando-se importante na reabilitação desse indivíduo, pois atua na etapa de recuperação, disponibilizando uma assistência de qualidade tanto técnica como relacional com o indivíduo. Objetivo: Verificar se a assistência fisioterapêutica prestada no pós-operatório de ligamentoplastia de joelho, no Hospital de Ensino São Lucas é realizada de maneira humanizada. Metodologia: Versa sobre um estudo de corte transversal, por meio de entrevistas com questionário apreciativo respondido por indivíduos que se encontravam internados após pós-operatório de ligamentoplastia de joelho. Resultados: A amostragem foi formada por 30 indivíduos, maiores de 18 anos, e os entrevistados consentiram às condutas fisioterapêuticas, executadas pelos profissionais atuantes. A relação entre fisioterapeuta-paciente amostrou respostas positivas nos pontos dignidade (100%), comunicação (100%), autonomia (93,3%), confiabilidade (96,7%), garantia (100%), fatores interpessoais (100%), empatia (96,7) e eficácia (100%). Constatado alto grau de satisfação nos aspectos pesquisados, demostrando o contentamento dos pacientes em relação ao atendimento, no qual se deve sempre propiciar a humanização em seus acolhimentos. Conclusão: Conclui-se como humanizada a assistência fisioterapêutica aos enfermos, disponibilizada nas Alas e Pisos, no Pós-operatório de Ligamentoplastia de joelho.
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista FAG Journal of Health uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à FAG Journal of Health todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.