POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E SUA RELAÇÃO COM OS RESTAURANTES POPULARES: O CASO TOLEDO-PR

  • Elaine de Oliveira Zanini Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Tânia Maria Smaniotto Silveira
  • Mirian Beatriz Schneider
Palavras-chave: Restaurantes Populares, Segurança Alimentar, Desenvolvimento, Regional

Resumo

Este artigo propõe-se identificar e analisar o grau de influência/interação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional com os restaurantes populares de Toledo-PR. A configuração teórico-metodológica elaborada estabelece uma breve revisão acerca das políticas públicas por meio dos restaurantes populares, voltadas para assegurar o acesso a alimentos saudáveis, seguros e com baixo custo para a população vulnerável.  A técnica Delphi e o software MICMAC ampara os procedimentos adotados para levantamento e análise dos dados da pesquisa primária junto aos gestores municipais de Toledo-Pr. Como resultado, observa-se que a Política de Segurança Alimentar e Nutricional foi uma das que apresentou maior quantidade de interações fortes. Uma ação nessa variável afetaria todo o sistema de forma positiva ou negativa. Os dados comprovam a má alimentação por parte da população e que um dos motivos é o custo do alimento saudável. Neste sentido, conclui-se que os restaurantes populares podem ser uma ferramenta para diminuir os índices de insegurança alimentar e nutricional, uma vez que oferecem à população uma alimentação saudável e de baixo custo.

Referências

BAZEI, L. Entrevista concedida ao AUTOR. Toledo, 11 nov. 2015.

CONSEA – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Construção

do Sistema e da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: a

experiência brasileira. Brasília. 2009.

CRESPO, T. Respuestas a 16 preguntas sobre elempleo de expertos em la investigación pedagógica. 1 ed. Lima: San Marcos, 2007.

CRUZ, K.C.M.S. et al. O acesso da agricultura familiar brasileira às políticas públicas: a evolução do programa de aquisição de alimentos. 2014. Disponível

em: <http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/14_09_15_16_03_05_art

igo_evolucao_do_paa_2.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2015.

GODET, M.et al. A caixa de ferramentas da prospectiva estratégica. Lisboa (Portugal): CEPES, 2000.

FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. América Latina e no caribe: Panorama da segurança alimentar e nutricional. Sistemas alimentares sustentáveis para acabar com a fome e a má nutrição. 2017. Disponível em: <http://www.fao.org/3/a-i6977o.pdf>. Acesso em: 18 de mar. 2018.

FAO - Organization des Nations Unies puor I’alimentation et I’ agriculture. L'état de la sécurité alimentaire et de la nutrition dans le monde. 2017a. Disponível em:

http://www.fao.org/state-of-food-security-nutrition/fr/>. Acesso em: 18 de mar. 2018.

MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário. PAA. 2015. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/sitemda/secretaria/saf-paa/sobre-o-programa>. Acesso em: 01 fev. 2015.

MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. SECRETARIA

NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – SESAN. 2015.

Disponível em:< http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar>. Acesso em 15 abr. 2015.

PLANSAN - Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: PLANSAN 2016 - 2019. Brasília. 2017.

PREFEITURA DE TOLEDO. Novos valores dos restaurantes populares entram em vigor na segunda-feira, 18. 2017. Disponível em:< http://www.toledo.pr.gov.br/noticia/novos-valores-dos-restaurantes-populares-entram-em-vigor-na-segunda-feira-18>. Acesso em 24 de abril de 2018.

RUTHES, S. A prospectiva estratégica apoiando a tomada de decisão na definição de políticas e estratégias setoriais. Estudo de caso: setor têxtil e confecção do estado do Paraná. 2007. 264f. Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2007. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – PPGTE, UTFPR.

SOUZA, R. M. de; VERGARA, F. E. Análise de variáveis aplicada à gestão de

recursos hídricos - caso de estudo da microbacia do córrego Brejo Comprido. Palmas, TO. Engenharia Ambiental, Espírito Santo do Pinhal, v.9, n.3, p.303-319, jul./set.2012.

SANTOYO, A. H. Bases teórico metodológicas para lavaloración económica de bienes y servicios ambientales con base en técnicas de decisión multicriterio. Estudio de caso: Parque Nacional Viñales, Pinar Rel Río, República de Cuba. Departamento de Análisis Económico Aplicado. Universidad de Alicante, España. 2012.

SCHIAVINATO, J.C. Entrevista concedida ao AUTOR. Toledo, 10 jan. 2015.

Publicado
2019-07-31
Como Citar
Zanini, E., Silveira, T., & Schneider, M. (2019). POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E SUA RELAÇÃO COM OS RESTAURANTES POPULARES: O CASO TOLEDO-PR. FAG JOURNAL OF HEALTH (FJH), 1(2), 24-35. https://doi.org/10.35984/fjh.v1i2.81
Seção
Artigos Originais